Beleza

O conceito de beleza é fluido e muito pessoal, embora hoje em dia com a globalização e o predomínio cultural dos valores ocidentais estejamos enfrentando uma espécie de padronização desses conceitos ao redor do mundo.

No entanto é importante lembrar-se de que as modas passam, e infelizmente nosso corpo não é como uma roupa da coleção passada ou um penteado de cabelo; ou seja, vai ser mais difícil depois voltar a padrões mais comedidos.

Outra coisa importante é procurar respeitar e entender a beleza em suas diferentes etnias e combinações de forma, de modo que nem sempre aquilo que é considerado mais bonito isoladamente é o que fica mais harmônico levando-se em conta o conjunto. Um exemplo claro disso é o nariz, que deve combinar com o resto do rosto da pessoa.

Para algumas pessoas também é importante manter algumas das características étnicas que funcionam como parte da identidade pessoal e até mesmo familiar.

Procuro respeitar sempre estas situações ou ao menos procuro levantá-las com meus pacientes. Por isso tento conhecer meus pacientes e seus anseios e desejos da forma mais detalhada possível através de quantas consultas pré-operatórias forem necessárias até que cheguemos a uma decisão compartilhada que contemple ambas as partes da relação médico- paciente.

Whatsapp