Whatsapp

Pelo menos isso é o que diz esse interessante estudo!

O nariz tem um papel de destaque na estética da face, ocupando importante espaço na auto-imagem e percepção de beleza dos pacientes. Como isso é percebido por terceiros no entanto é algo pouco estudado pela medicina. Um estudo realizado por pesquisadores americanos e alemães analisou o impacto da Cirurgia Plástica do nariz (Rinoplastia) na percepção pública de pacientes em aspectos relacionados a aparência e personalidade.

No estudo, 264 pessoas analisaram dez pacientes submetidas a Rinoplastia primária através de fotografias pré e pós-operatórias. Nessa análise, o público respondia, observando as fotografias, qual delas melhor representava onze traços de aparência ou personalidade. Os traços investigados foram: simetria, jovialidade, harmonia facial, amabilidade, confiabilidade, confiança, acessibilidade, feminilidade, atratividade, agressividade e inteligência.

O estudo concluiu que em quase todos os fatores analisados (dez dos onze) as fotografias pós- operatórias apresentavam uma percepção mais favorável quando comparadas com as fotos pré-operatórias.

Mais um motivo para realizar a sua Rinoplastia quando esta for bem indicada!

Photo by Christian Perello on Unsplash

Fonte:

Lu SM et al. The Public Face of Rhinoplasty: Impact on Perceived Attractviness and Personality. Plastic and Reconstructive Surgery 142(4), 2018.

Share This