Whatsapp

Um artigo publicado na JAMA Facial Plastic Surgery chama a atenção para um novo fenômeno: a dismorfofobia do Snapchat. O termo, cunhado pelo cirurgião inglês Tijion Esho diz respeito a pessoas que alteram sistematicamente suas fotos postadas em redes sociais.

Na dismorfofobia , as pessoas apresentam grande insatisfação com a própria imagem corporal, levando por vezes a realização de inúmeras cirurgias e procedimentos. No entanto a grande novidade é que ao invés de procurar os consultórios de profissionais da beleza com fotos de celebridades(como ocorria no passado) esses pacientes querem ser versões idealizadas delas mesmas, com lábios mais cheios, olhos maiores e narizes mais delicados.

Obviamente, isso pode  levar pacientes a terem expectativas de resultado inalcançáveis, ainda mais porque o paciente estará se comparando consigo mesmo numa versao digital idealizada.

 

Fonte: https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2019/jan/23/faking-it-how-selfie-dysmorphia-is-driving-people-to-seek-surgery

Rajanala S et al. Selfies- Living in the era of Filtered Photographs. JAMA Facial Plastic Surgery, 2018.

Share This