As mãos são ferramentas importantíssimas no nosso dia-a-dia e nem sempre recebem o cuidado e atenção necessários. Por realizar as tarefas mais importantes, estão sempre expostas a riscos de acidentes e traumas.

A cirurgia da mão possibilita o tratamento de deformidades congênitas – desde o nascimento – ou adquiridas, como lesões degenerativas ou decorrentes de traumas. O tratamento é detalhado e cuida das mãos afetadas por doenças que prejudicam a força, função e flexibilidade do punho e dos dedos, restaurando a funcionalidade natural do órgão.

Quais são as doenças da mão mais comuns?

Dentre as doenças mais comuns das mãos e que necessitam de intervenção cirúrgica, estão:

Síndrome do Túnel de Carpo: Causada pela pressão do nervo mediano no punho ou no túnel do carpo. Os sintomas são dores, sensação de formigamento, fraqueza ou dormência. A condição pode ocorrer por vários fatores, como: movimentos repetitivos, retenção de líquidos durante a gravidez, lesão do nervo no túnel do carpo ou artrite reumatoide.

Artrite Reumatoide: A condição pode afetar qualquer articulação do corpo. Quando ocorre nas mãos, pode deformar os dedos e prejudicar a funcionalidade dos mesmos.

Contratura de Dupuytren: A condição causa faixas grossas de tecido cicatricial que se iniciam na palma da mão e se estendem até os dedos, restringindo movimentos, afetando a posição natural dos mesmos e tornando a mão não funcional.

Sindactilia: Deformidade congênita, os dedos estão fundidos ao nascimento, unindo-se pela pele ou pela fusão parcial dos ossos.

A importância funcional e estética da Microcirurgia Reconstrutiva

A Microcirurgia Reconstrutiva tem como base uma técnica cirúrgica através do uso de aparelhos de magnificação visual (microscópio ou lupa) e de ferramentas específicas para manipular as estruturas pequenas.

Por ser uma técnica altamente precisa, possibilita o reimplante de dedos amputados, transplantes de tecidos e reconstrução de perdas por conta de acidentes, cirurgias por retirada de câncer e infecções.

Além disso, a microcirurgia reconstrói os nervos periféricos e os troncos de nervos do plexo braquial.

Lembre-se de pesquisar se o cirurgião é registrado na sociedade brasileira de cirurgia plástica e se ele é especializado em cirurgia das mãos. Preze pelo bom resultado!